Planejando uma atividade com hipertexto



Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães
Área(s) do Conhecimento: Atualidades e Geografia
Série:3º ano Turma:E Turno: Noturno
Professores responsáveis: Cleidinéa Sandes e Giovannni Guimarães
Duração:IV Unidade

Objetivo Geral:
Refletir sobre educação, tecnologia, mudanças, nova era.

Objetivos Específicos:
- Divulgar para os alunos, professores, funcionários e comunidade o que acontece no colégio.
- Compartilhar Idéias.
- Incentivar a utilização de sites educativos para realizar pesquisas.
- Incentivar a argumentação
- Socializar conhecimentos e visões de mundo.

Conhecimentos prévios:
Conhecimento em informática.
Capacidade de produzir textos.
Capacidade de argumentação.
Conhecimentos gerais e atualidades.

Conteúdos Associados:
Conceituais:
Refletir sobre o uso da tecnologia na vida do homem.
Analisar os benefícios e malefícios das novas tecnologias no mundo.

Atitudinais:

Conscientizar-se da importância de se usar as tecnologias aplicadas à educação.
Utilizar diferentes fontes e sites de informações, como forma de aquisição de conhecimentos.
Sentir-se parte integrante e ser responsável pela qualidade do ensino na escola.
Aprender a trabalhar em grupo
Saber ouvir os colegas
Pesquisa, leitura de textos bem como reflexões acerca do tema de estudo.

Procedimentais:

Realizar atividade conforme orientação
Desenvolver pesquisas, produções textuais e compartilhar as informações através do blog do Colégio.
Aprender a usar a internet como meio de estudo e aprendizado.


Desenvolvimento:
1º momento:
Orientação sobre o tema e a pesquisa que irá realizar no laboratório de informática;
Discutir em sala de aula com os alunos sobre o uso da tecnologia na vida do homem e no mundo atual;
O Mundo e as Novas Tecnologias;
O Efeito das Tecnologias nas Relações Sociais.

2º momento:
Assistir ao vídeo:
“Rafinha 2.0”
http://www.youtube.com/watch?v=UI2m5knVrvg

3º momento:
Dividir a turma em grupos e cada um pesquisar livremente sobre o tema pelo site de busca do Google, no seguinte endereço eletrônico: http://www.google.com.br/ .

4º momento:
Elaborar um texto de acordo com o que foi discutido em sala de aula, da pesquisa realizada e do vídeo assistido.

5º momento:
Digitar os textos no editor de texto de seu computador, word ou writer.

6º momento:
Postar os textos digitados no Blog do Colégio, no seguinte endereço eletrônioco: http://cmlemipiau.blogspot.com/

7º momento:
Socializar com a classe os textos elaborados por cada grupo.



Recursos: Textos, papel ofício, quadro branco, pincel atômico, impressora, pendrive, vídeo do youtube, computadores, roteiro de aula.

Avaliação: A avaliação será processual, levando em consideração a participação, execução das etapas do roteiro, o envolvimento e o compromisso dos alunos em todas as etapas descritas no desenvolvimento. Como culminância haverá a elaboração de um texto e socialização do mesmo por eles oralmente e no Blog do Colégio.

Referências:
Google: http://www.google.com.br/
Rafinha 2.0: http://www.youtube.com/watch?v=UI2m5knVrvg
Youtube: http://www.youtube.com/
Blog do Colégio: http://cmlemipiau.blogspot.com/

0 comentários: