É um projeto que será inserido a um projeto político–pedagógico sistematizado e que precisará apenas ser revisado a fim de que contemple uma tema que no nosso caso seria a educação das Relações Técnico-Científico e Legislativa da Destinação do Lixo Eletrônico do Colégio Modelo.
· TEMA: Destinação do Lixo Eletrônico do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães de Ipiaú/Ba
· JUSTIFICATIVA: Se, por um lado, as áreas de conhecimento constituem importantes marcos estruturados de leitura e interpretação da realidade, essenciais para garantir a possibilidade de participação do cidadão na sociedade de uma forma autônoma, por outro, não há dúvidas de que há problemáticas sociais urgentes que não estão suficiente ou necessariamente contempladas nas áreas
clássicas, há urgencia da aplicação dos Temas transversais e principalmente do Meio Ambiente no PPP do Colégio Modelo. Se a escola pretende estar em consonância com as demandas atuais
da sociedade, é necessário que trate de questões que interferem na vida dos alunos e com as quais eles se vêem confrontados no seu dia-a-dia. As temáticas sociais, por sua importância inegável na formação dos alunos, já vêm sendo discutidas e freqüentemente incorporadas aos currículos das áreas ligadas às Ciências Naturais e Sociais, chegando até mesmo, em algumas propostas, a constituir novas áreas. Mais recentemente, algumas propostas apontam para a necessidade do tratamento transversal de temáticas sociais na escola, como forma de contemplá-las na sua complexidade, sem restringi-las à abordagem de uma única área.
A transversalidade pressupõe um tratamento integrado das áreas e um compromisso com as relações interpessoais no âmbito da escola, a fim de que haja explicitação dos valores que se quer transmitir e coerência entre estes e os experimentados na vivência escolar, buscando desenvolver a capacidade de todos para intervir na realidade e transformá-la, tendo essa capacidade relação direta com o acesso ao conhecimento acumulado pela humanidade.
A principal função do trabalho com o tema Meio Ambiente é contribuir para a formação de cidadãos conscientes, aptos a decidir e atuar na realidade socioambiental de modo comprometido com a vida, com o bem-estar de cada um e da sociedade, local e global. Para isso, é necessário que, mais do que
informações e conceitos, a escola se proponha trabalhar com atitudes, com formação de valores, com o ensino e a aprendizagem de habilidades e procedimentos. Esse é um grande desafio para a Educação. Comportamentos «ambientalmente corretos» serão aprendidos na prática do dia-a-dia na escola: gestos de solidariedade, hábitos de higiene pessoal e dos diversos ambientes – participação em pequenas negociações podem ser exemplos disso.
· SITUAÇÃO PROBLEMA:
- Qual a importância das Relações Técnico-Científico e Legislativo da Destinação do Lixo Eletrônico do Colégio Modelo no processo educacional?
· PÚBLICO ALVO:
Alunos, Pais, Professores e Funcionários do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães de Ipiaú/Ba
· OBJETIVOS:
Considerado qualquer eletrônico que não possua mais utilidade, o lixo eletrônico tende a aumentar consecutivamente ao longo dos anos devido a nova cultura de troca freqüente de computadores, celulares, filmadora e outros equipamentos eletrônico. Onde você deixa o seu(sua) data-show, retropojetor, filmadora, camara fotográfica, mp4, celular, note, PC e impressora "velho(a)" quando o substitui por um aparelho novo? O que você fez com o seu monitor antigo ao trocar pelos novos modelos? Sua empresa doa computadores antigos em bom estado de uso para instituições sociais? A cultura do abandono de forma incorreta pode acarretar diversas reações ao meio ambiente e seus poluentes podem trazer danos sérios à saúde da sociedade.O lixo eletrônico é uma questão social e ambiental e depende de uma série de mudança de atitudes por parte dos fabricantes, consumidores, empresas e governo.A parte mais grave é o conteúdo do e-lixo, que inclui metais pesados como chumbo, cádmio e mercúrio, além de outros elementos tóxicos. Por este motivo, esses resíduos precisam de tratamento adequado para não causar danos à saúde e ao meio ambiente.
GERAIS:
-Contribuir para o processo ensino-aprendizagem do Ensino Médio, partindo da investigação e da conscientização sobre a importância das Relações Técnico-Científico e Legislativo da Destinação do Lixo Eletrônico do Colégio no processo educacional.
ESPECÍFICOS:
• Investigar estratégias que viabilizem ao aluno, a construção de sua identidade, autonomia com responsabilidade, conhecimento e exercício de sua cidadania, a partir da estrutura da família moderna e de suas relações com a instituição escolar;
• Colaborar para a conscientização da importância das Relações Técnico-Científico e Legislativo da Destinação do Lixo Eletrônico do Colégio Modelo no processo ensino-aprendizagem, especificamente voltado a comunidade escolar do Ensino Médio Colégio Modelo
· PERCURSO METODOLÓGICO:
METODOLOGIA DA PESQUISA
Instrumento/ técnica: serão realizadas entrevistas com questionários semi-fechados, tanto com
os professores e corpo técnico da escola, quanto com os pais de alunos.
Procedimento:
1º Passo: Verificar-se-á possibilidade de nos concederem o direito de realizar a entrevista na escola;
2º Passo: Entrar-se-á em contato com técnicos, os pais, professores e alunos do Colégio Modelo para pedir
autorização escrita para a realização da pesquisa;
3º Passo: Realizar-se-á entrevista com professores, técnicos, com os pais e alunos, separadamente;
4º Passo: A partir da realização das entrevistas, serão iniciadas as transcrições das mesmas e,
posteriormente, analisar-se-á se a percepção de cada um dos entrevistados gerando assim um
relatório e análise final.
-O foco principal deste estudo está no interesse de conhecer a realidade dos Alunos, Pais, Professores e Funcionários que passam a maior parte do dia no Colégio Modelo, e ampliar esse conhecimento em seus ambientes familiares, seus hábitos, e suas dificuldades.
-Em visitas às famílias desses Alunos, Pais, Professores e Funcionários, seram realizadas entrevistas semi estruturadas a respeito de condições sócio-econômicas (renda familiar), número de habitantes na residência, número de bens eletrônico,escolaridade e hábitos alimentares, tanto da família como do Aluno.
Com intuito de investigar a perspectiva destes grupos sobre uma determinada situação, foi feita uma pesquisa de cunho qualitativo e quantitativo. Como o objetivo do trabalho é analisar a concepção destes grupos sobre a temática ambiental, as entrevistas foram aplicadas em dois momentos distintos: antes e após o ano letivo.
Na entrevista, constituída de vinte questões, procuramos analisar a concepção dos Alunos, Pais, Professores e Funcionários acerca do tema Destinação do Lixo Eletrônico(meio ambiente); as iniciativas voltadas para a Educação Ambiental no Colégio Modelo.
· RECURSOS:
· CRONOGRAMA DE ATIVIDADES:
· AVALIAÇÃO:
“A avaliação significativa se faz no próprio processo, como parte dele, enquanto ele se desenvolve, sem que, para isto, se deva sempre realizar uma parada formal.” (Gandin, 2000).
PROJETO DE INTERVENÇÃO
Postado por
PROFESSOR DE GEOGRAFIA DO COLÉGIO MODELO LUÍS EDUARDO MAGALÃES
on terça-feira, 8 de novembro de 2011
0 comentários:
Postar um comentário